Timor abre as primeiras salas de cinema: 21 de Dezembro de 2012
04-02-2013 00:00Em Díli, capital de Timor-Leste, será possível a partir de sábado e pela primeira vez ir a uma sala de cinema, comprar pipocas e ver filmes a três dimensões no Platinum Cineplex do magnata indonésio Raam Punjabi.

O primeiro cinema do país está localizado no terreno do centro comercial Timor Plaza, no bairro de Comoro, em Díli, e é inaugurado hoje, estando prevista a presença do primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão.
‘Life of Pi’ (‘A Vida de Pi, que estreou na quinta-feira em Portugal), do realizar Ang Lee, e ‘Taken 2’, do realizador Olivier Megaton, são os filmes anunciados em cartaz.
Com duas salas, com lugar para cerca de 70 pessoas, o cinema é propriedade do magnata e presidente da empresa indonésia Multivision Plus, Raam Punjabi, filho de pais indianos, nascido na Indonésia.
Em declarações à agência Lusa, Raam Punjabi explicou que teve a ideia de abrir um cinema em Timor-Leste no ano passado, com "a bênção do primeiro-ministro, que queria ter um espaço de entretenimento para os timorenses".
"Achámos que os timorenses iriam gostar dos filmes que todo o mundo gosta e decidimos abrir as duas salas", afirmou, acrescentando que inicialmente tinha ideia de abrir quatro salas, o que só vai ser possível no final do próximo ano.
"Vai ser possível ver todos os tipos de cinema e receber as estreias mundiais. No mesmo dia em que os filmes estrearem em Portugal, vão estrear em Timor-Leste", salientou o empresário.
Raam Punjabi tem várias salas de cinema no sudoeste asiático, nomeadamente no Laos, Vietname, Camboja e Birmânia.
Sem precisar números, o empresário disse que o investimento foi grande, sobretudo porque teve de levar ao país alguns técnicos qualificados da Indonésia, apesar de a maior parte dos funcionários serem timorenses.
"Isso torna o investimento maior, mas é preciso investir em Timor-Leste e para mim é um bom investimento. Fico feliz por poder fazer os timorenses felizes", concluiu.
(in: https://www.noticiasaominuto.com/cultura/30617/timor-abre-as-primeiras-salas-de-cinema#.URAG9aVSgwo)